Como se manter produtivo no home office

abril 24, 2020

Após 2 anos, ressuscitei o blog! O que uma quarentena não faz, né minha filha?!

Mudei o nome de Casa Organizada para Organize com Hélida, pois Casa Organizada remetia muito à organização do lar e percebi que é mais interessante ter um espaço pra falar também sobre outros assuntos relacionados à organização, como produtividade, por exemplo. Além do nome atualizado, a mascote do blog também está atualizada com os cabelos cacheados. hehehe. Obrigada mais uma vez ao André de Lima por esse trabalho lindo.

Bom, agora chega de introdução e vamos às dicas para ser mais produtivo trabalhando em casa.


Vista-se para trabalhar

Não é para colocar terninho, mas o simples fato de tirar o pijama e se vestir como se fosse para o trabalho, ajuda seu cérebro a entrar no “modo trabalho”, o que aumenta a concentração. Então, tire o pijamão e vista-se com uma roupa decente o suficiente para atender a porta (só pra receber delivery, hein? nada de visitas em tempos de covid-19). Seguindo a mesma lógica, tirar a “roupa de trabalho” vai te ajudar a sinalizar o fim do expediente.

Crie um ambiente de trabalho adequado

Defina um local de trabalho que seja:

» livre de distrações
Escolha um espaço onde você não seja interrompido por familiares ou animais de estimação. Trabalhar em cômodos de uso comum, como salas, é uma péssima escolha. Prefira locais no quais você possa fechar a porta e focar nas suas tarefas. Caso não seja possível se fechar um um cômodo, use fones de ouvido. Não funciona 100%, principalmente com crianças, mas ajuda a manter o foco.

» silencioso
Garanta que o local escolhido seja o mínimo possível afetado por ruídos.

» iluminado
No início do dia a iluminação natural geralmente é o suficiente. Porém, ao cair da tarde, é necessário usar a energia elétrica. Verifique se sua posição em relação à fonte de luz não cria sombras na mesa, o que fará você forçar sua visão.

Tenha uma boa conexão de internet

Seu plano de internet deve oferecer uma conexão rápida e estável. Uma taxa de velocidade razoável para a maioria das tarefas administrativas gira em torno de 10 mega.

Estabeleça uma jornada de trabalho

Defina uma carga horária de trabalho razoável para finalizar as tarefas diárias. A vantagem do trabalho em casa é poder escolher o horário em que você se sente mais produtivo. Produz mais à noite e seu trabalho pode ser realizado nesse período, por que não?

Faça pausas

Respeite as pausas para almoço e lanches, como se estivesse no escritório. Procure manter essas pausas no mesmo horário, para criar uma rotina. Não se esqueça das outras pausas que você faria no escritório para tomar um cafezinho ou simplesmente levantar para se alongar. Entre uma tarefa e outra, levante-se e dê uma boa espreguiçada.

Água na mesa

Leve uma garrafinha de água para a mesa de trabalho. Apesar das pausas serem importantes entre uma tarefa e outra, ter que ir toda hora à cozinha para tomar um copo d’água pode prejudicar o foco na tarefa que está realizando. Ou, pior, pode te deixar desidratado, caso você não se lembre com frequência de ir à cozinha.

Desligue a TV e diminua o uso do celular

Em situações normais, no escritório, você trabalha com a TV ligada? Pois é. 

O celular costuma ser o principal gatilho das nossas distrações, então tome cuidado. Não estou dizendo para não usar o aparelho o dia todo, mas sim desativar o máximo de notificações que você puder e definir horários do dia para acessar os apps e responder as mensagens..

Muita gente fala que mantém todas as notificações ativadas, pois temem perder alguma mensagem urgente. Bom, particularmente acho que pouquíssimas coisas são tão urgentes que não possam esperar algumas horas. Mas para os casos que realmente não podem esperar, sugiro que faça um acordo com seu chefe, marido/namorado, familiares para que te telefonem. Dessa forma, você pode desativar sem medo notificações de Whatsapp, Messenger, Instagram e afins, pois saberá que se algo for realmente urgente, o seu telefone irá tocar.

Mantenha seu local de trabalho organizado

Deixe sobre a mesa só os objetos que precisa para a tarefa atual. Isso aumenta sua produtividade, pois faz com que você mantenha o foco no que realmente importa. Além do espaço físico, mantenha a ordem também no espaço virtual. Como anda a caixa de entrada do seu e-mail? Os arquivos digitais estão ordenados?

Planeje o dia de trabalho

Existem milhares de maneiras de criar um planejamento diário, que você pode desenvolver com o tempo. Aqui mesmo no blog tem várias dicas de administração do tempo, mas para começar, simplifique: elabore uma lista com todas as tarefas pendentes e escolha a que será feita naquele dia. Pergunte-se qual dentre todas as tarefas é a mais importante e comece por ela. Ao concluir, volte à lista e faça a mesma pergunta.


Você também vai gostar de ler:

0 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre

Casa Organizada agora é Organize com (.) Hélida

Devido à mudança de endereço, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, envie um e-mail para contato@helida.com.br. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face